🟡DOR DO CRESCIMENTO.
✔️No consultório ou pronto atendimento de ortopedia é comum chegar pacientes, com idade entre 3 e 6 anos, com queixa de dores nas pernas, sendo comum a criança não conseguir dar a localização exata.
São características da chamada dor do crescimento.
Normalmente atinge crianças dos 3 a 4 e até os 10 anos, fase considerada do 1º estirão. Os sedentários são muito afetados.
✔️Tem como característica surgir mais à noite, nas pernas, na região das coxas e panturrilhas. É difusa, frequente ou esporádica. Criança pode acordar com dor. No outro dia estar totalmente normal. Além da queixa não existe outros sinais.
✔️Acredita-se que a causa seja devido a um desequilíbrio no ritmo de crescimento dos ossos, tendões e músculos, quando se igualam, a dor cessa.
Pode estar relacionada ao componente emocional. Realmente existe a dor, não é manha. Mas fatores psicológicos tipo a entrada ou mudança de escola, ou mesmo a chegada de um irmão podem predispor a criança senti-lá.
✔️Normalmente não é necessário estabelecer um tratamento específico. Massagens e compressas quentes ajudam no alívio momentâneo, assim como a prática de exercícios físicos.
Se as dores fogem do padrão mencionado, com características do tipo intensa ou constante, caso observe correlações com alteração posturais, torna-se fundamental a avaliação de um ortopedista.
👨⚕️ Meu nome é Henrique, sou ortopedista especilista em lesões do esporte/ artroscopia ombro e joelho, terei o maior prazer em atendê-lo.